Dois livros imperdíveis

Nunca se escreveu e publicou tanto sobre arquitetura. Mas, na verdade, pouco dessa produção vale realmente o nosso tempo. A pressão do "publish or perish" se estendeu ao mundo todo, daí a multiplicação de textos por toda parte, mesmo que não se tenha muito a dizer.

Mas às vezes aparecem livros que realmente valem a pena. Um desses é Plan Poché, uma tese doutoral publicada pela Fundación Caja de Arquitectos de Barcelona, de autoria de Raúl Castellanos Gómez. Trata-se de um excepcional estudo sobre o desenvolvimento do projeto arquitetônico desde o século XVIII até o XX, concentrando-se sobre o desenvolvimento do chamado poché, aquele espaço intersticial entre os espaços principais dos edifícios, desde a sua origem, em que era pura matéria –as paredes e colunas da arquitetura renascentista– até ganhar espacialidade e abrigar os serviços na arquitetura francesa do século XVIII em diante, materializando assim a noção de distribuição.

Mostrando que nenhuma arquitetura surge do nada, ao final do livro o autor estabelece uma conexão entre o poché histórico como veículo da distribuição e a arquitetura das villas francesas de Le Corbusier.



Aproveito também para recomendar um dos livros centrais na pesquisa desenvolvida por Castellanos: Court and Garden, de Michael Dennis, publicado pelo MIT Press, que examina a importância do hôtel particulier parisiense –as mansões da aristocracia– para o conhecimento arquitetônico geral.


Nenhum comentário: