Eduardo de Almeida é um arquiteto paulista com longa trajetória profissional. A qualidade da sua arquitetura deveria colocá-lo entre os arquitetos brasileiros mais conhecidos e respeitados. No entanto, ele é pouco conhecido fora do círculo arquitetônico e acadêmico de São Paulo, o que é uma pena.
Para minimizar esse problema, alguns trabalhos acadêmicos têm sido escritos sobre a sua obra. Um deles, a tese doutoral de César Shundi Iwamizu, defendida em 2015, resultou na criação do Arquivo Eduardo de Almeida, onde podem ser encontrados 240 projetos desse sofisticado arquiteto.
Pela abrangência da iniciativa, os projetos não estão apresentados de um modo exaustivo, mas é possível ter uma ideia do panorama geral da obra de Almeida.
Para quem quiser ver mais da obra dele, há dois livros publicados em anos recentes: Eduardo de Almeida, Helio Piñón, Barcelona: Edicions UPC, 2005 e Eduardo de Almeida: Arquiteto brasileiro contemporâneo, Abilio GUerra, org., São Paulo: Romano Guerra Editora, 2006.
Residência Oppenheim, Osasco, 1983 |
Conjunto residencial Gemini, São Paulo, 1969-70 |
Casa Define, São Paulo, 1976-70 |
SAP Labs Latin America, São Leopoldo, RS, 2007 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário